Tamar - Ubatuba

 

19 de dezembro de 2005.

Dia de um dos passeios preferidos das crianças: Projeto Tamar de Ubatuba. Chegamos perto da hora do almoço e logo começamos a ver as tartarugas terrestres, de água doce e marinhas. Existem sete espécies de tartarugas marinhas no planeta e dessas, cinco vem para o Brasil. A que o Jonas mais gosta é a tartaruga-de-couro, também chamada de tartaruga-gigante, que é a maior delas e pode atingir até dois metros e meio de comprimento. No Tamar não tem tartarugas de couro porque são muito grandes, mas tem umas tartarugas desenhadas em placas de madeira em tamanho natural, o que dá idéia do tamanho delas.

Vimos no Tamar tartarugas de-pente, verde, cabeçuda, cágados, tigres-d’água e a tartaruga-mordedora, que é natural da América do Norte. Vimos também uma tartaruga que nasceu com problema, cujo casco tem a curvatura ao contrário e fica parecendo uma tigela. Também havia vários esqueletos de tartaruga, ovos, cascos, embriões albinos, etc.

No final, vimos um filme sobre as tartarugas e o projeto Tamar que foi muito legal. Parecia um Jornal Nacional apresentado por tartarugas. Ao sair, havia o tanque das tartarugas mais velhas do Tamar de Ubatuba no qual tinha uma cabeçuda que era muito grande (quase um metro e vinte!).

A lojinha do Tamar é imperdível e a Carol e o Jonas fizeram várias compras de presente de Natal. O Jonas ganhou uma tartaruga-de-couro feita em resina da Carol, a Carol ganhou uma caneta e eu ganhei uma tartaruga-oliva em resina da Carol.

Também compraram presentes para outras pessoas, mas não podemos falar aqui e estragar a surpresa!